Fotografar está longe de ser uma ciência exata mas tão pouco é algo imprevisível e irreproduzível. Numa área onde a padronização é algo essencial, a arte de captura de imagens de qualidade semelhante pode ser um desafio, no entanto e como em tudo em Medicina Dentária, com uma boa compreensão da teoria, a prática aperfeiçoa-se.
Perceba a teoria por detrás da fotografia!
Dentro de múltiplos parâmetros que podem influenciar uma boa fotografia, existem três que são essenciais dominar para quem se inicia nesta arte. Estes são: abertura do diafragma | velocidade do obturador | ISO
O duo abertura-velocidade vai condicionar aquilo que chamamos exposição, isto é, esta dupla dinâmica vai influenciar a quantidade de luz que entra na câmara. Por sua vez, o ISO traduz a sensibilidade do sensor ao entrar luz.
Mais concretamente, a abertura do diafragma representado pela letra (f) consiste num mecanismo da objetiva ou lente que permite a maior ou menor entrada de luz, sendo que quanto maior a abertura (e menor f) mais luz vamos ter na nossa imagem.
No entanto, a alteração deste parâmetro em prol da luminosidade pode ser prejudicial para a profundidade de campo, isto é, a nitidez para além do foco.
Dica: Valores de abertura (f) inferiores a 22 devem ser evitados. Caso a fotografia neste setting esteja demasiado clara, vai-se aumentando o valor, ou seja, diminuindo a abertura.
A velocidade do obturador consiste no intervalo de tempo, em frações de segundo, em que se permite a entrada de luz para o sensor. Quanto mais baixa for esta velocidade mais luz se irá receber, contudo mãos mais firmes terá que se ter.
Dica: Pelos micromovimentos que o próprio paciente poderá realizar o valor aconselhado para este parâmetro em fotografias intra-orais é de 1/125.
ISO (International Standards Organization) representa, então, a sensibilidade à luz, sendo que quanto mais baixo o seu valor, mais escura será a fotografia apesar de ter uma maior nitidez.
Dica: o ISO deve ser parametrizado no seu valor mais baixo e apenas deve ser ajustado como último recurso, sob pena da introdução de ruídos na fotografia.