Lifestyle
Desde miúdo, sou adepto da prática do desporto. (Faz parte do meu lifestyle.) Entre os 6 e os 12 anos, praticava Judo, o que me proporcionou participar em muitas competições a nível nacional e conquistar algumas medalhas.
Já pratiquei um pouco de (quase) tudo: karaté, natação, ténis, surf, mergulho. Todos eles me trouxeram aprendizagens para além da competição, como o trabalho em equipa, a autodisciplina, a concentração e o respeito.
Estar em contato com a natureza renova as minhas energias e faz-me sentir livre. Aprecio ter este lifestyle. É por isso que sempre que eu posso, organizo os equipamentos e os suprimentos para a prática do meu desporto favorito, o ski. Aproveito a viagem em família para ir já treinando as crianças desde cedo a terem gosto pela velocidade e o gelo.
E por falar neste assunto, recentemente fui incentivado pela minha esposa a conhecer o método do Banho Gelado, criado por Wim Hof, também conhecido como “O Homem do Gelo”. Trata-se de uma metodologia diária assente em 3 pilares: meditação, respiração e exposição ao frio.
São inúmeros os benefícios que eu já notei desde que comecei a prática, como por exemplo, o bem-estar, a disposição e a resistência. A nível psicológico/mental trata-se de um desafio extremo para o corpo fazendo com que nos tornemos mais resilientes para situações extremas e gestão de stress.
No início de 2020 a Sofia e eu participamos numa expedição na Polónia com Wim Hof. O gosto por este método foi tão grande que nos motivamos para tirar o curso de instrutor por forma a poder fazer chegar este bem estar a mais pessoas em Portugal.
Nesta geração em que vivemos, onde tudo está a acontecer de forma tão acelerada, ter uma vida equilibrada parece ser algo difícil de alcançar. Então eu tento manter hábitos que me ajudam a gerir o stress e a conectar-me comigo mesmo.
Estou em constante construção.





