O impacto da tecnologia, que avança dia após dia, é cada vez mais notório na Medicina Dentária, bem como em muitas outras áreas. Como médicos dentistas temos que estar atentos a estes desenvolvimentos, pois apesar de parecer que o futuro ainda está longe, ele vai chegar mais rápido do que achamos.
Gosto de ler diariamente e acompanhar tudo o que acontece na minha área. Gosto de me manter a par de tudo o que é novidade a nível tecnológico. Numa das minhas pesquisas, cheguei a um texto muito interessante publicado pelo The Medical Futurist que, de forma bem direta, apresenta 9 tecnologias que vão “revolucionar” a medicina dentária. Aqui vai um resumo desse conteúdo:
As 9 tecnologias que vão transformar a medicina dentária
1 – Inteligência Artificial
A IA tem a capacidade de avaliar o histórico do paciente e propor recomendações diagnósticas e terapêuticas.
2 – Escova de dentes inteligente
Vai ser muito mais fácil manter a higiene oral e prevenir a acumulação de placa bacteriana e o aparecimento de cáries.
3 – Realidade Aumentada
A tecnologia vai permitir aos pacientes percpcionar o resultado final após o tratamento.
4 – Realidade Virtual
Com recurso a óculos de RV é possível a projeção de um ambiente envolvente mais tranquilo e relaxado, durante a realização de determinados procedimentos, por forma a manter a calma dos pacientes durante toda a consulta.
5 – Teleomedicina dentária
Assim como outros serviços realizados remotamente, a telemedicina da nossa especialidade também está a ganhar força.
6 – CAD-CAM
A tecnologia de Design e Manufactura assistidos por computador (Computer-aided Design e Computer-aided Manufacture) entre muitas outras possibilidades permite a confeção de moldes e a impressão em 3D de coroas de forma muito mais rápida.
7 – Câmara intra-oral
Esta tecnologia ajuda a fotografar locais da boca de difícil acesso, praticamente impossíveis de captar com câmara fotográfica tradicional.
8 – Medicina Dentária Regenerativa
9. CRISPR
É uma técnica de edição genética, capaz de provocar alterações profundas no DNA. Veremos no campo da medicina dentária, o que o futuro desta tecnologia nos trará.
Qual destas tecnologias já utiliza?